quinta-feira, 11 de março de 2010

RICARDO PRETO

Ricardo Preto estudou arquitectura na Universidade Lusíada. Tirou um curso de corte e costura com a mestre Maria Emília Sobreira e fez um workshop de handbags na prestigiada St. Martins School of Arts, em Londres.

Como criador, desenhou uma colecção para a Amarras, criou malas para a marca espanhola Perteguaz, bem como chapéus e acessórios para os designers Dino Alves e Osvaldo Martins. Apresentou duas colecções nas Manobras de Maio e integrou a plataforma LAB da ModaLisboa em Março de 2006.

Ler Mais >



COLECÇÃO INVERNO 2011




EM CONVERSA COM RICARDO PRETO

ModaLisboa - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
Ricardo Preto - A atitude e a vontade são fundamentais não só para um designer de moda mas em qualquer profissão.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
RP - Tudo me afecta. Eu sou daqueles que misturo sempre trabalho e vida pessoal, se há alturas em que ando mais bem disposto faço um certo tipo de coisas, quando estou mais nostálgico faço outro. O meu dia-a-dia influência todo o meu trabalho e o meu conceito de estética.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

RP - Ambos, é o casamento de ambos.

- Padrão ou Forma?
RP – Ambos.

- Cor ou Textura?
RP - Ambas.

- Verão ou Inverno?
RP - Ambas as estações são maravilhosas. Se fosse só o Inverno era aborrecido, se fosse só o Verão também.

ML - Quais são as suas propostas para o Inverno 2011?
RP - A colecção tem como mote “Galaxian Souk Bazar”, e nestas três palavras defino a colecção. Tem peças que considero mais futuristas, o Souk tem a ver com uma origem mais muçulmana ou árabe e o bazar porque existem calças largas, justas, saias longas, etc, porque acho que hoje em dia o conceito de vestir e o objectivo de um criador é vestir o maior número de pessoas possível. Em termos de paleta cromática aparecem uns tons novos, como o malva, o ferrugem e o verde, mas a maior parte das cores são as minhas.



DESFILE



2 comentários:

Anónimo disse...

Olá muito boa noite antes de mais parabéns Ricardo pela excelente apresentação e pela excelente banda sonora ( de quem se trata alguém me pode dar essa indicação)
Parabéns Moda Lisboa pela pequena mas bonita sala de desfiles e parabéns a quem executou a iluminação da sala que a meu ver pela primeira vez está bem executada iluminando o importante e deixando para segundo plano os convidados .
Continuação de 3 dias a correr tudo pelo melhor lá estarei a comprovar.
P.S-Ainda bem que estão de volta a Lisboa assim os motivos para marcar presença ainda são mais fortes tão pertinho não a porque não dar um saltinho e ver o que de melhor se realiza por cá.

Tânia disse...

Parabens Ricardo preto, a combinação de acessórios e roupas está genial.
quanto à soundtrack são os RadioHead http://www.myspace.com/radiohead
que fizeram uma musica especial para o desfile de Ricardo.
aguardamos muitos mais.