quarta-feira, 3 de março de 2010

EXPOSIÇÃO JOSÉ ANTÓNIO TENENTE – TRAÇOS DE UNIÃO

Até ao próximo dia 4 de Abril, o Centro Cultural do Cartaxo apresenta a primeira grande exposição dedicada à obra de José António Tenente. Com o mesmo título do livro de Cristina L. Duarte editado recentemente pelas edições Inapa, “Traços de União” parte da ideia de união ao longo de um percurso criativo. A mostra não está organizada cronologicamente, nem pretende ser uma retrospectiva, mas visa convidar os visitantes a encontrar “traços de união” entre várias peças de diferentes colecções JAT, como sejam a inspiração, a forma, o corte, a cor ou os detalhes.

"Trazer ao Cartaxo o trabalho artístico de um nome maior do design de moda português da actualidade é para nós um enorme orgulho e uma inolvidável honra. Sentimentos que ganham uma dimensão ainda maior se tivermos em conta o facto de esta ser a primeira exposição alguma vez realizada em torno da sua obra. No âmbito do lançamento do livro “Traços de União”, o Centro Cultural lançou ao estilista um desafio muito particular: assumir este espaço como seu, fazendo dele o cenário das suas criações. José António Tenente abraçou este projecto prontamente, trazendo-nos “traços” da sua brilhante carreira, sinónimo de elegância no gosto e na moda dos portugueses”, afirmou Paulo Caldas, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo.

Se ainda não visitou o Centro Cultural do Cartaxo, não perca a oportunidade de ficar a conhecer este grande espaço assinado pelos arquitectos Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, que agora acolhe as criações de José António Tenente. "Gostamos imenso da montagem, do modo como os corpos ocupam e habitam o espaço, dos sapatos no biombo de luz e dos corpos a flutuar nas paredes laterais. A natureza e possibilidades daquele espaço têm sido sempre surpreendentes. O modo como utilizaram os diferentes elementos foi simplesmente incrível!", afirmaram Cristina Veríssimo e Diogo Burnay.

“Traços de União” estará patente ao público até 4 de Abril, de 4ª feira a domingo, das 15h às 24h. A entrada é livre.


Centro Cultural Município do Cartaxo
Rua 5 de Outubro
2070-059 Cartaxo
Tel. 243 701 600

FOTOGRAFIAS: VITOR NENO

Sem comentários: