sábado, 13 de março de 2010

ALEKSANDAR PROTIC

Natural de Belgrado, Sérvia, formou-se em Design de Moda e Figurinismo pela Academia de Artes Aplicadas de Belgrado, em 1998. No ano seguinte, ingressa na Royal Academy of Applied Arts de Antuérpia, Bélgica, após avaliação por Linda Lopa e Walter van Bierendonk. Ainda em Belgrado, recebe o prémio “Most Promising Designer in Fashion” na Belgrade’s Fashion Statue e encerra a Belgrade Fashion Week com a colecção de finalista do curso de Design de Moda.

No ano de 2000, Aleksandar Protich estabelece a sua actividade em Lisboa, onde abre a sua própria loja na Rua da Rosa, no Bairro Alto. Inicia a participação nas edições da ModaLisboa - Lisboa Fashion Week em 2002.

Ler Mais >



COLECÇÃO INVERNO 2011

DOWNLOAD PRESS RELEASE >


EM CONVERSA COM ALEKSANDAR PROTIC

ModaLisboa - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
Aleksandar Protic - Um bom olho e uma mente aberta, para se conseguir ver tudo o que se passa à nossa volta. A moda, o design e a arte envolvem tudo, pelo que temos que ter noção do que nos rodeia.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
AP - O meu trabalho são influências. Aquilo que faço tem sempre a ver com as minhas próprias experiências e não se consegue dissociar.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

AP - Acho que o processo criativo, porque esse parece-me vivo e o produto final é quase um “morto”. É como uma pintura enquanto se pinta, aí é que está a emoção, a adrenalina. Quando o produto está pronto já só existe para agradar a outros e para nós já a acabou.

- Padrão ou Forma?
AP – Forma.

- Cor ou Textura?
AP – Cor.

- Verão ou Inverno?
AP - Ambos, não tenho preferência. Cada estação inspira-me da sua maneira, não as divido muito, porque no Inverno também posso fazer uma colecção muito leve. Nunca me limito com as estações.

ML - Quais são as suas propostas para o Inverno 2011?
AP - Para o próximo Inverno, escolhi só o preto e o dourado. É uma colecção inspirada no trabalho da pintora Georgia O’Keeffe e em elementos de Terra como o carvão e o ouro, por isso, só temos essas duas cores.



DESFILE



3 comentários:

The Red Lipstick Girl disse...

Foi sem duvida o meu desfile favorito!

Anónimo disse...

BRAVO!

ANTONIA ROSA disse...

ADORO....