domingo, 14 de março de 2010

TM COLLECTION

A TM Collection é uma empresa de design de moda e decoração.

Com o mundo como fonte de inspiração, os artigos TM Collection nascem de um paixão pela investigação de novos conceitos estéticos e são criados pela equipa TM Collection sob a direcção da Teresa Martins.

Todos os artigos são desenvolvidos e produzidos pela TM Collection, desde o tecido ao produto final, o que lhes confere uma originalidade e exclusividade únicas.

A TM Collection procura os mais nobres materiais, como sedas, algodões, linhos e lãs e enrique-os com estapagens, bordados e texturas.

O projecto começou em Portugal, em 2003, e já se expandiu aos 5 continentes.



COLECÇÃO INVERNO 2011

DOWNLOAD PRESS RELEASE >


EM CONVERSA COM TERESA MARTINS

ModaLisboa - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho?
Teresa Martins - O trabalho que faço completa-me muito e é feito com uma enorme paixão e afecta-me de duas maneiras. Ou me ajuda a crescer, porque estou muito bem e é uma profusão de ideias e de coisas ou se me encontro emocionalmente mais afectada ou abatida, ajuda-me como uma terapia, absorve-me de tal maneira que me preenche bastante. Mais uma vez, está muito associado aquilo que eu sou e ao que eu sinto e não só eu. Gosto sempre de realçar que o trabalho da TM Collection é um trabalho de equipa muito grande. Eu sou um pouco o motor, mas este trabalho não se podia concretizar sem o grupo de pessoas que trabalha comigo. Há tanto trabalho, tantos estudos por trás que, para mim, é muito gratificante ver que está tanta gente aqui envolvida.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

TM – Eu acho que essas duas facetas são indissociáveis, o processo criativo está sempre associado ao produto final. Para mim, o produto final existe sempre antes de ser concebido materialmente, existe como ideia, como conceito, que depois é materializado. Obviamente que do processo criativo à concepção final há muita coisa que varia, há um processo de construção, mas a peça em si já nasce como entidade, é quase como uma geração espontânea.

- Padrão ou Forma?
TM - Eu diria padrão, porque a TM Collection é mais um padrão do que forma. Obviamente que a forma é muito importante, mas o padrão é nosso BI.

- Cor ou Textura?
TM - São tão complementares que é muito difícil escolher uma. A cor é importantíssima, assim como a textura. A textura não precisa de tanta cor. A cor em si é um complemento muito importante mas hoje em dia, e à medida que caminho neste mundo, a textura começa a ter um papel muito importante.

- Verão ou Inverno?
TM - Talvez o Verão, mas o Inverno permite-nos mais loucuras, permite-nos mais complementos e a sobreposição de peças, que é outra característica da TM Collection. Nesse sentido, o Inverno é mais fácil porque o Verão acaba por ser mais depurado. Por outro lado, o Verão tem a leveza dos materiais, a beleza das transparências. Portanto é uma escolha muito difícil, gosto de ambos.

ML – Fale-nos um pouco da colecção que vai apresentar hoje.
TM - É uma colecção cuja inspiração tem muito a ver com a cultura japonesa, pelo detalhe, pelas cores, pelos padrões, que foram baseados, mais uma vez, em estampas antigas. Gosto muito da estética japonesa, é muito equilibrada e inspira-me bastante. Depois há um misto de tudo o que vem da cor, que aqui assumiu um papel muito importante embora esteja muito escondida pela austeridade da peça no chamado lado direito, que depois quando se vira é completamente colorida. Como disse inicialmente, há um ponto de partida e depois há uma construção onde entram todos os factores que fazem parte de mim, do meu conhecimento, da minha leitura, da minha vida. É mais um trabalho mais de fusão do que propriamente um trabalho sobre um tema. São cortes muito estruturados, muito simples, muito quimono, com golas muito orientais e de repente tudo se transforma. Depois houve um trabalho muito grande ao nível dos bordados e assim se construiu esta colecção. Inicialmente, ela nasce muito pura e depois à medida que vai crescendo vai-se afastando do tema e adquirindo uma entidade própria.



DESFILE



Sem comentários: