Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






domingo, 14 de março de 2010

TM COLLECTION

A TM Collection é uma empresa de design de moda e decoração.

Com o mundo como fonte de inspiração, os artigos TM Collection nascem de um paixão pela investigação de novos conceitos estéticos e são criados pela equipa TM Collection sob a direcção da Teresa Martins.

Todos os artigos são desenvolvidos e produzidos pela TM Collection, desde o tecido ao produto final, o que lhes confere uma originalidade e exclusividade únicas.

A TM Collection procura os mais nobres materiais, como sedas, algodões, linhos e lãs e enrique-os com estapagens, bordados e texturas.

O projecto começou em Portugal, em 2003, e já se expandiu aos 5 continentes.



COLECÇÃO INVERNO 2011

DOWNLOAD PRESS RELEASE >


EM CONVERSA COM TERESA MARTINS

ModaLisboa - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho?
Teresa Martins - O trabalho que faço completa-me muito e é feito com uma enorme paixão e afecta-me de duas maneiras. Ou me ajuda a crescer, porque estou muito bem e é uma profusão de ideias e de coisas ou se me encontro emocionalmente mais afectada ou abatida, ajuda-me como uma terapia, absorve-me de tal maneira que me preenche bastante. Mais uma vez, está muito associado aquilo que eu sou e ao que eu sinto e não só eu. Gosto sempre de realçar que o trabalho da TM Collection é um trabalho de equipa muito grande. Eu sou um pouco o motor, mas este trabalho não se podia concretizar sem o grupo de pessoas que trabalha comigo. Há tanto trabalho, tantos estudos por trás que, para mim, é muito gratificante ver que está tanta gente aqui envolvida.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

TM – Eu acho que essas duas facetas são indissociáveis, o processo criativo está sempre associado ao produto final. Para mim, o produto final existe sempre antes de ser concebido materialmente, existe como ideia, como conceito, que depois é materializado. Obviamente que do processo criativo à concepção final há muita coisa que varia, há um processo de construção, mas a peça em si já nasce como entidade, é quase como uma geração espontânea.

- Padrão ou Forma?
TM - Eu diria padrão, porque a TM Collection é mais um padrão do que forma. Obviamente que a forma é muito importante, mas o padrão é nosso BI.

- Cor ou Textura?
TM - São tão complementares que é muito difícil escolher uma. A cor é importantíssima, assim como a textura. A textura não precisa de tanta cor. A cor em si é um complemento muito importante mas hoje em dia, e à medida que caminho neste mundo, a textura começa a ter um papel muito importante.

- Verão ou Inverno?
TM - Talvez o Verão, mas o Inverno permite-nos mais loucuras, permite-nos mais complementos e a sobreposição de peças, que é outra característica da TM Collection. Nesse sentido, o Inverno é mais fácil porque o Verão acaba por ser mais depurado. Por outro lado, o Verão tem a leveza dos materiais, a beleza das transparências. Portanto é uma escolha muito difícil, gosto de ambos.

ML – Fale-nos um pouco da colecção que vai apresentar hoje.
TM - É uma colecção cuja inspiração tem muito a ver com a cultura japonesa, pelo detalhe, pelas cores, pelos padrões, que foram baseados, mais uma vez, em estampas antigas. Gosto muito da estética japonesa, é muito equilibrada e inspira-me bastante. Depois há um misto de tudo o que vem da cor, que aqui assumiu um papel muito importante embora esteja muito escondida pela austeridade da peça no chamado lado direito, que depois quando se vira é completamente colorida. Como disse inicialmente, há um ponto de partida e depois há uma construção onde entram todos os factores que fazem parte de mim, do meu conhecimento, da minha leitura, da minha vida. É mais um trabalho mais de fusão do que propriamente um trabalho sobre um tema. São cortes muito estruturados, muito simples, muito quimono, com golas muito orientais e de repente tudo se transforma. Depois houve um trabalho muito grande ao nível dos bordados e assim se construiu esta colecção. Inicialmente, ela nasce muito pura e depois à medida que vai crescendo vai-se afastando do tema e adquirindo uma entidade própria.



DESFILE



Sem comentários: