Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sábado, 13 de março de 2010

RICARDO ANDREZ | LAB

Ricardo Andrez, natural do Porto, estudou na Cooperativa Árvore e no Citex, Porto. O jovem designer explora imagens e produtos, tendo como mote: Pensar em Moda é pensar o corpo. Com o vestuário masculino como objecto de investigação, Andrez lança a sua própria marca em 2006. Desde então, reinterpreta o sportswear e streetwear, criando um universo são, colorido e estruturado. Em 2008 e 2009, apresenta as suas colecções na Cibeles Madrid Fashion Week, na Barcelona Fashion Week e na ModaFad, Barcelona, e em Março de 2010 integra a plataforma LAB da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week. Foi galardoado com o prémio Melhor Colecção PasaFad, ModaFad/Book, Barcelona; e com o 2º lugar no concurso Express Yourself, Salsa Jeans, Portugal.



COLECÇÃO INVERNO 2011

DOWNLOAD PRESS RELEASE >


EM CONVERSA COM RICARDO ANDREZ

ModaLisboa - O que representa para si estar presente na ModaLisboa?
Ricardo Andrez - Primeiro de tudo é gratificante estar a apresentar uma colecção no meu país porque o meu percurso passa primeiro por Espanha. A ModaLisboa é o evento master de Moda a nível nacional, por isso é fantástico estar aqui.

ML - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
RA - Empenho, não deixar de acreditar na sua visão, e trabalho árduo.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
RA - Afectam em tudo, porque são as pessoas que me rodeiam, são as minhas vivências que influenciam aquilo que estou a fazer no momento e isso é mesmo muito importante.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

RA - Os dois têm de estar aliados. Um não vive sem o outro, mas o processo criativo é muito excitante, mas sem nunca descurar o produto final.

- Padrão ou Forma?
RA - Forma.

- Cor ou Textura?
RA - Ambos são excitantes de trabalhar, mas diria a cor. Já tive uma experiência em que trabalhei pela primeira vez o preto e influenciou-me imenso a nível emocional. Isto porque o meu trabalho é sempre muito colorido e conceber uma colecção 90% preto afectou-me bastante em termos emocionais.

- Verão ou Inverno?
RA – Inverno, porque suporta muito mais coisas. A nível de homem consigo abranger muito mais peças, explorar malhas tricotadas, lãs.

ML – Fale-nos um pouco da colecção que vai apresentar hoje.
RA - A colecção partiu da auto-representação. Nas artes plásticas e literatura, normalmente os artistas fazem auto-representação e eu liguei isto à moda. Acredito que todos os dias as pessoas se pintam e de alguma forma joguei com o real que a auto-representação é, que muitas vezes não é real. É esse jogo perverso que vou apresentar hoje. Isto significa que tenho peças 100% masculinas, como blazers estruturados, e depois tenho outras muito fluídas como saias, para haver essa perversão.



DESFILE



Sem comentários: