Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 12 de março de 2010

ANA SALAZAR

Nasceu em Lisboa, onde continua a viver. Inicia a sua carreira na Moda na década de 70, introduzindo um novo conceito de vestir para Portugal, sendo considerada pela imprensa (nacional e internacional) como pioneira da Moda “Made in Portugal”.

Detém 3 pontos de venda próprios, em Portugal, para além de estar representada em lojas multimarcas, por todo o país.

Desde 1989 desenvolve uma linha de perfumes, em regime de licença. A partir de 91 desenha ANA SALAZAR CERÂMICA, uma linha de azulejos para interiores. Para além da criação de peças para lojas de museus nacionais e de ter projectado as togas do ISCTE, participou em várias exposições temáticas, em Portugal e no estrangeiro, designadamente:“La Mode au Xème Siècle (Musée du Louvre, Paris, e Museu do Traje, Lisboa); “Traje-Um objecto de Arte” (F. Gulbenkian, Lisboa); “Moda e Design de Objectos” (Europalia, Bruxelas); “Variations Gitanes” (Musée du Louvre, Paris) ; “Histoire de Mode d’hier et d’aujourdui” (Musée des Arts de la Mode, Paris).

Ler Mais >



COLECÇÃO INVERNO 2011

DOWNLOAD PRESS RELEASE >


EM CONVERSA COM ANA SALAZAR

ModaLisboa - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
Ana Salazar - O talento, a intuição, e um aspecto muito importante que é ser visionário. Para além disso, muita perseverança, acreditar muito em nós próprios e muito muito trabalho.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
AS - As minhas experiências têm servido sempre para eu tentar melhorar e ir muito mais longe. Para tentar procurar sempre algo de novo e pensar que não fiz nada e que tenho ainda muito para fazer.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

AS - Eu penso que é um todo, na realidade. O processo criativo é muito interessante e depois passa por tantas fases. Quando começamos a pensar e a desenhar uma colecção, concebemos uma coisa e por vezes acabamos por fazer outra completamente diferente. Isto porque há materiais que depois têm um tipo de comportamento diferente do foi pensado para eles e tem de ser completamente alterado. Aliás, acho que a parte mais importante é a modelagem e o draping. A peça acabada é a peça acabada.

- Padrão ou Forma?
AS - Forma, apesar de considerar que o padrão faz muito falta num guarda-roupa.

- Cor ou Textura?
AS – Ambas.

- Verão ou Inverno?
AS – Gosto muito da estação do Inverno, porque permite muito mais a utilização de materiais extraordinários e porque as formas podem ser muito mais fortes e imponentes. Já para não falar na possibilidade das sobreposições, é a estação onde nos vestimos mais.

ML - Quais são as suas propostas para o Inverno 2011?
AS - Esta colecção surgiu da ideia de explorar o excesso de uma época decadente - o barroco. Trabalhámos em termos de formas, cores e até algum wool printing que evoca imagens de vitrais e pinturas antigas. A colecção traz tudo isso, visto e corrigido por Ana Salazar.



DESFILE



1 comentário:

Anónimo disse...

...que bonito !
Aliás,como sempre.