Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sábado, 13 de março de 2010

MIGUEL VIEIRA

Natural de S. João da Madeira, inicia a sua carreira como designer de moda em 1988, criando colecções próprias que expõe nos salões da Expofashion (Filmoda, Lisboa), paralelamente à colaboração com as etiquetas Montagute, Marie Claire e GUESS - sapatos.

Depois do lançamento da sua própria marca de sapatos para homem, MIGUEL VIEIRA desenvolve linhas de sapatos de senhora, marroquinaria, jeans e óculos.

As suas colecções - que têm sido apresentadas em Portugal e no estrangeiro (Midec-Paris, Printemps-Paris, Micam-Milão, Gaudi-Barcelona, e no âmbito do Portugal Fashion Internacional, em São Paulo e Paris) - estão disponíveis em inúmeros pontos de venda nacionais e estrangeiros como Paris, Londres, Milão, Madrid, Atenas, Istambul, Nova Iorque e Tóquio.

Ler Mais >



COLECÇÃO INVERNO 2011

DOWNLOAD PRESS RELEASE >


EM CONVERSA COM MIGUEL VIEIRA

ModaLisboa - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
Miguel Vieira - Acho que sobretudo tem de ser multifacetado. Não basta saber desenhar e criar muito bem, tem de actuar em várias vertentes. Só assim se pode ver quem consegue ter sucesso para poder participar ou não num evento como este.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
MV – Eu sou um observador nato. Observo muito as pessoas, os países que visito, os cheiros, as músicas, e através disso vou tentando captar o maior número de imagens possíveis e quando chega a altura de desenvolver a colecção é como um ship que vai descarregando todas as imagens que vi ao longo de 6 meses.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

MV - Acho que há uma parte muito mágica, e que para mim é fundamental, que é conseguir olhar para um bloco em branco e ir divagando ao longo de várias folhas, podendo criar a própria silhueta, criar o ambiente que se quer, e começar a preencher tudo com detalhes e pormenores.

- Padrão ou Forma?
MV - Acho que ambas são importantes de igual forma.

- Cor ou Textura?
MV – Também são ambas importantes. A textura é sobretudo muito importante porque eu valorizo os materiais e crio os meus próprios tecidos, logo é um processo que acompanho desde o início, desde que o fio chega. Mas a cor também é bastante importante.

- Verão ou Inverno?
MV – Pessoalmente é Verão, porque adoro praia. Mas em termos de colecções valorizo tanto o Inverno como o Verão.

ML - Quais são as suas propostas para o Inverno 2011?
MV - O tema da colecção é a saudade, que é um termo bem português, e denota muitas coisas que fui vendo ao longo dos anos e que se foram perdendo na cultura portuguesa. Mas a saudade significa não só as coisas de Portugal, mas sobretudo a saudade que eu tenho dos filmes que vi, da música que ouvi, dos países que visitei, e tudo isso compõe a colecção. Tem muita coisa inerente aos temas de Portugal, nomeadamente o carro eléctrico, o escudo, a moeda antiga portuguesa. Os bolsos dos casacos são todos com estampados de escudos, existem chapéus antigos da minha cidade que é S. João da Madeira, as viagens representadas pelas malas, tudo isso se transformou na minha colecção.



DESFILE



2 comentários:

Anónimo disse...

O Melhor DESFILE da Modalisboa!!

Anónimo disse...

Muitos parabéns ;)

Simplesmente fantastico... Que desfile chic... cumprimentos Pedro Vasco